sábado, 21 de janeiro de 2012

Como aliviar os sintomas da TPM


Como aliviar os sintomas da TPM


Está ansiosa e com os nervos à flor da pele? Veja como alguns alimentos podem amenizar os efeitos da tensão pré-menstrual e ultrapasse essa fase muito mais tranquila


Texto Rachel Grossman / Foto: Reprodução


Aposte em chocolate meio amargo, mas sem exageros!
Foto: Reprodução


Chega o período de tensão pré-menstrual e muitas mulheres ficam nervosas, estressadas, sensíveis e ansiosas. É geralmente nessa fase que elas costumam tomar decisões mal pensadas, de cabeça quente e acabam descontando no marido, filhos, amigos, parentes ou até mesmo no chocolate. Saiba como driblar esses efeitos sem abrir mão do querido bombom.

Esqueça o café


Diminuir a ingestão de cafeínas e gorduras ajuda a controlar a TPM.

Chocolate


A vontade de descontar no chocolate é normal.  "O agente determinante dessa sensação é a ausência de magnésio nas células. Como o cacau é relativamente rico nesse nutriente, o organismo pede o doce, numa tentativa de reverter o quadro", explica a nutróloga Paula Cabral. Procure ingerir chocolate amargo, que é mais concentrado nas substâncias que o corpo pede e ao mesmo tempo é menos gorduroso.

Cálcio


Aumentar a ingestão de cálcio (em alimentos como o leite, queijo e iogurtes) pode controlar o nervosismo e a irritabilidade, comuns na TPM, segundo Paula.

Vitamina B6


A especialista também ressalta a importância da ingestão de vitamina B6, encontrada nas carnes vermelhas, grãos integrais, ervilha e banana. 

Azeite ou ameixa


"Para melhorar a TPM é preciso melhorar a constipação intestinal. Para isso, é indicado água de ameixa, ameixa hidratada ou 2 colheres de azeite em jejum", diz a médica.

Chá


Outra dica é melhorar a retenção de líquidos ingerindo chá de cavalinha ou alcachofra.  

Vitamina E


Já para a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro, a aliada é a vitamina E, facilmente encontrada em peixes, nozes e no kiwi.

Magnésio


O magnésio e ácido fólico podem ser encontrados nos cereais integrais e vegetais folhosos verde escuro. "Esses micronutrientes ajudam na transformação do triptofano (que é um aminoácido) do nosso organismo em serotonina", explica a nutricionista Amanda Carbonelli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário