segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

INCLUA FLORES COMESTÍVEIS EM SEU CARDÁPIO

Gente escolhi essa matéria por que achi super interessante nem sabia que dava pra comer flores rsrsrrsrsrrs.

Inclua as flores comestíveis em seu cardápioPouco calóricas e cheias de nutrientes, elas deixam os pratos mais bonitos e gostosos




Até mesmo antes de a primavera começar, as consumidoras mais atentas puderam notar um novo tipo de alimento sendo vendido nas prateleiras dos supermercados. As flores agora ocupam espaço entre hortaliças e frutas, mostrando que a sua presença entre os gourmets tende a crescer.

Não é de hoje que elas são usadas nas refeições. Os brócolis, a couve-flor e a alcachofra fazem parte dos cardápios dos restaurantes há muito tempo, mas a novidade está em usar aquelas espécies consideradas como ornamentais nas receitas. Assim, é possível encontrar risotos, pizzas e doces feitos com esse ingrediente.

Em geral, elas combinam com a maioria das refeições, dando um toque especial à comida sem comprometer o seu paladar, já que possuem um sabor bastante suave.

O consumo das flores também não atrapalha a dieta: como são leves e cheias de água, cada 100 g do alimento equivale a apenas 40 calorias, em média. E elas ainda fazem bem à saúde, pois são ricas em vitaminas A e C, além de conterem minerais como ferro, cálcio e potássio.

Porém, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o tipo de flor que será incluído na refeição, já que nem todas são comestíveis. Algumas, mesmo sendo cultivadas longe dos agrotóxicos, ainda apresentam substâncias que causam danos à saúde. Os caules e pistilos também devem ficar de fora das receitas, pois podem causar alergias.

Vale ressaltar ainda que a floricultura não é o lugar adequado para escolher o que fará parte do seu cardápio. As flores decorativas são muito diferentes e impróprias para consumo. As versões comestíveis são cultivadas de acordo com padrões específicos para alimentos.

Amor-perfeito, espécie que pode ser encontrada em todo o mundo

Assim, para não errar, aposte nas espécies já conhecidas para incluir no menu, como a capuchinha, lavanda, amor-perfeito, rosa, alecrim, borago, calêndula e tulipa. As porções de 20 a 60 gramas podem ser compradas em supermercados e lojas especializadas. Prefira aquelas fornecidas no mesmo dia da compra, que tenham aspecto viçoso e sem manchas escuras nas pétalas. Para conservar, basta colocar no refrigerador.
Dicas de consumo

As flores comestíveis podem ser encontradas em saladas, pizzas ou decorando drinks e doces. É possível usá-las ainda como aromatizante para vinagres e azeites. No entanto, cada espécie combina com um prato específico e deve ser adicionada apenas na hora de servir, já que o calor do alimento faz com que elas murchem.

As pétalas de rosa combinam com infusões, conservas e servem para dar um toque especial ao sabor das carnes. Ricas em vitaminas, elas também podem ser usadas em sobremesas e pratos frios, principalmente nas opções de entradas.

Vaso de begônias

A begônia e a capuchinha tendem a formar belas e deliciosas saladas. No caso da última, além de decorativa, ela ainda possui um singular gosto picante e é fonte de vitamina C.

A delicada e colorida calêndula

A flor de borago é outra opção para a salada, podendo decorar também bolos e sobremesas. Assim como a calêndula, que ainda serve como corante em caldos, queijos amarelos e na manteiga. Há ainda receitas de crepes com a espécie, sendo possível também usá-la como substituta do açafrão na hora de cozinhar o arroz.

Campo de lavanda

A lavanda, além de ter um aroma calmante, pode ser utilizada de várias maneiras: em infusões, geleias, sobremesas geladas, vinagres e vinhos. Seu sabor é bastante único, com um toque cítrico.

Dente-de-leão

O dente-de-leão, muito comum nos jardins, também faz parte da culinária. Ele tem um leve sabor de mel depois de colhida e, por isso, fica melhor nos pratos doces. Já as folhas podem ser utilizadas com alho e azeite, pois possuem um gosto forte e ácido.

As flores da cebolinha e do alho também podem ser aproveitadas como complemento dos temperos em qualquer prato.
Plante a refeição

Uma das principais vantagens das flores comestíveis é que você não precisa depender da disponibilidade dos supermercados para consumi-las. É possível cultivá-las mesmo em apartamentos, já que elas são pequenas, resistentes ao sol e ao vento e simples de manter.

Se você deseja plantar os ingredientes para a salada, compre um vaso de 20 centímetros de altura, furado no fundo, e espalhe uma camada de pequenas pedras. Em seguida, coloque areia e, por fim, a terra.

A muda deverá ser plantada no centro do recipiente. Coloque-o então em um cômodo que receba sol pelo menos quatro horas por dia e não se esqueça de regar diariamente.

Na hora certa, é só colher e ir para a cozinha. Com a chegada da primavera, será possível experimentar vários tipos de pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário